Concurso Musical Jubileu - Regulamento
CONCURSO MUSICAL JUBILEU DA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
REGULAMENTO GERAL
- 1.Sobre o concurso
- Serão escolhidas três músicas, uma de cada categoria, para serem os cantos oficiais da celebração do Jubileu da Paróquia de São Judas Tadeu.
- As categorias são:
- a)Canto de Entrada;
- b)Canto das Ofertas;
- c)Canto de Comunhão.
- 2.Da estrutura do concurso
- O concurso está dividido em duas etapas eliminatórias:
- a)Avaliação da letra das canções enviadas;
- b)Avaliação da canção completa (letra e música) mediante apresentação ao vivo para comissão julgadora;
- 3.Da composição das músicas
“Dê-se grande valor ao uso do canto na celebração litúrgica, tendo em vista a índole do povo e as possibilidades da assembleia litúrgica” (IGMR 40).
- Somente serão aceitas músicas com letra e melodia.
- As músicas deverão respeitar as seguintes orientações para cada categoria:
- a)Canto de Entrada:
- Referência a São Judas Tadeu
- O Canto de Entrada deve ter um caráter processional; indicando, desta forma, que o povo de Deus peregrina rumo à plenitude do Reino dos Céus. “Este canto, inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de tudo o papel decomunhão. Seu mérito é de convocar a assembleia e, pela fusão das vozes, juntar os corações no encontro com o Ressuscitado. Este canto tem de deixar a assembleia num estado de ânimo apropriado para a escuta da Palavra de Deus” (Doc 43 CNBB).
- b)Canto das Ofertas
- Referência à São Judas Tadeu
- O Canto das Ofertas, “inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de tudo o papel de criar comunhão. Seu mérito é de convocar a assembléia e, pela fusão das vozes, juntar os corações no encontro com o Ressuscitado. Este canto tem de deixar a assembleia” (IGMR 50). Recomenda-se que a letra faça referência ao gesto de ofertar, de oferecer os dons ao Senhor.
- c)Canto de Comunhão
- Referência a São Judas Tadeu
- O Canto de Comunhão “exprime, pela unidade das vozes, a comunhão espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos corações e torna mais fraterna a procissão dos que vão receber o Corpo de Cristo” (Doc 43 CNBB).
4. Da participação
- Poderão participar do concurso quaisquer pessoas, independentemente de idade ou sexo;
- A participação poderá ser individual ou em grupo, devendo o responsável indicar o nome dos compositores (letra e música);
- O mesmo candidato ou grupo poderá concorrer em uma ou mais categorias;
- O mesmo candidato ou grupo poderá enviar mais de uma música para a mesma categoria;
- O candidato ou grupo deverá providenciar pelo menos um intérprete (canto) para a apresentação no dia da etapa final, podendo ser ele mesmo, algum integrante do grupo, ou qualquer outra pessoa capacitada.
- O candidato ou grupo deverá providenciar o acompanhamento melódico da música para a apresentação no dia da etapa final, devendo ser composto por pelo menos um instrumento melódico, podendo ser executado por ele mesmo, algum integrante do grupo, ou qualquer outra pessoa capacitada.
- Não serão aceitos playbacks ou gravações, tanto da interpretação vocal quanto dos instrumentos.
- 4.Das inscrições
- A inscrição no concurso é feita automaticamente a partir do envio da letra da(s) música(s) via e-mail para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto CONCURSO MUSICAL SÃO JUDAS TADEU;
- O candidato deverá indicar em que categoria(s) pretende participar e quais músicas pertencem a que categorias.
- O candidato deverá ainda enviar as seguintes informações para contato: nome, e-mail e telefone;
- 5.Dos prazos
- Apenas a letra da canção ou canções compostas deverá ser enviada para o e-mail citado acima até o dia 20 de setembro de 2014.
- 6.Das avaliações
- Será formada uma comissão julgadora para o concurso que ficará responsável por analisar as letras das canções enviadas e decidir sobre as quais avançarão para a etapa final do concurso;
- Será formada outra comissão julgadora (contendo integrantes da primeira) para acompanhar as apresentações ao vivo na etapa final e decidir as três canções ganhadoras do concurso;
- A primeira comissão não é obrigada a revelar os motivos pelos quais classificou ou desclassificou uma letra;
- A decisão da comissão julgadora da etapa final é soberana, não cabendo aos participantes qualquer tipo de questionamento ou recurso.
- Não há um número mínimo ou máximo de músicas a serem aprovadas para a etapa final.
- 7.Da etapa final
- A organização do concurso entrará em contato com os aprovados para a etapa final via e-mail ou telefone.
- As apresentações da etapa final serão realizadas no dia 27 de Setembro de 2014, sábado, às 15 horas no auditório do Centro Paroquial da Paróquia de São Judas Tadeu, localizado à Rua Cosme Velho, 470 – Cosme Velho, Rio de Janeiro.
- 8.Das obrigações dos vencedores
- Os vencedores deverão assinar um termo de Cessão de Direitos Autorais da música (letra e melodia), registrado em cartório e com devido reconhecimento de firma.
- Os vencedores, intérpretes e músicos deverão comparecer à Paróquia de São Judas Tadeu no dia 28 de setembro, domingo, às 10 horas para executar as canções durante a Celebração Eucarística e receber as premiações.
- 9.Das premiações
- 10.Considerações finais
- Fica entendido que todos os participantes do concurso leram todo o conteúdo deste regulamento geral e estão de acordo com as suas regras.