Seus Conselhos

CPP - Conselho Pastoral Paroquial

Desde o Vaticano II, recomenda-se vivamente aos padres coordenarem a atividade pastoral e evangelizadora da paróquia, com a formação de um Conselho Pastoral.

A Paróquia São Judas Tadeu segue fiel e firmemente essa orientação possuindo um Conselho Pastoral Paroquial (CPP), presidido pelo pároco, Padre Diegues. Este Conselho é formado pelos representantes de todas as pastorais e de uma equipe executiva que se responsabiliza pelo Conselho Financeiro da Paróquia. O trabalho pastoral reflete as linhas da ação evangelizadora.

Reuniões

Toda a primeira terça-feira do mês às 20:00h no Salão Paroquial

O agir da estrutura paroquial

Todo o nosso empenho pastoral é inspirado na pessoa de Jesus Cristo, seguindo a mística da parábola da ovelha perdida (Lc 15, 4-7) em um esforço organizado em conjunto, para que a nossa comunidade paroquial possa viver a sua missão de evangelizar. Encontramos uma síntese dessa missão no Objetivo Geral da Igreja no Brasil:

“EVANGELIZAR PROCLAMANDO A BOA NOVA DE JESUS CRISTO, CAMINHO PARA SANTIDADE, POR MEIO DO SERVIÇO, DIÁLOGO, ANÚNCIO E,TESTEMUNHO DE COMUNHÃO, A LUZ DA EVANGÉLICA OPÇÃO PELOS POBRES, PROMOVENDO A DIGNIDADE DA PESSOA, RENOVANDO A COMUNIDADE, FORMANDO O POVO DE DEUS E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA, A CAMINHO DO REINO DEFINITIVO.”

Em obediência a este Objetivo Geral, a nossa comunidade se preocupa em primeiro lugar em evangelizar por meio das quatro exigências do evangelho: serviço, diálogo, anúncio e comunhão.

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

O Conselho Pastoral Paroquial é o organismo responsável para que a paróquia se organize, faça planejamento e execute os trabalhos pastorais necessários, para atingir seus objetivos específicos e gerais. Para que os frutos desse trabalho apareçam, o CPP se reúne sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês.

Cada pastoral ou grupo paroquial se encaixa dentro de uma exigência evangélica.

Formamos as dimensões TRANSFORMADORA, MISSIONÁRIA e da COMUNHÃO e FORMAÇÃO, que são responsáveis pelas quatro exigências evangélicas. Existe ainda a dimensão LITÚRGICA, porque todos precisamos celebrar a vida, nos encontrar com Deus, e viver com profunda espiritualidade os nossos trabalhos. A comunidade cristã não é apenas uma organização eficiente, mas um povo convocado por DEUS e convidado a viver sua ALIANÇA com o Deus da vida.

No CPP cada dimensão não é apenas a soma das pastorais que a compõem, mas muito mais do que isso. Os coordenadores que formam o Conselho têm o papel de se preocupar com a dimensão como um todo. No CPP não resolvemos casos específicos de cada pastoral, a não ser que uma pastoral peça que a sua situação seja colocada em pauta. Essa tarefa não será difícil a partir do fato de que cada dimensão terá seu planejamento a ser executado.

Planejamento Paroquial

O trabalho principal do CPP é a criação do planejamento anual, fruto da avaliação do ano anterior e das orientações do Planejamento Diocesano. Um planejamento bem feito define os objetivos gerais (onde queremos chegar) e os objetivos específicos (como vamos chegar). Cada projeto pastoral deve ter uma estrutura bem definida, para que possa ser realmente executado.

O planejamento define quais eventos e com quais objetivos serão realizados, quando acontecerão, quem organizará, onde serão realizados, para quem serão realizados, quais recursos serão necessários e quantos/quais resultados deverão/foram obtidos.